Empresa de construção civil - Construtora e Imobiliária Cajamar

Empresa de construção civil

Ao buscar por empresa de construção civil mantenha contato na Construtora Cajamar e conheça os Serviços. Obtenha informações aqui

Empresa de construção civil

Instalada em Cajamar, no km 39 da Rodovia Anhanguera e a 20 minutos de São Paulo, foi fundada em 1989 e vem liderando o mercado regional no setor da construção para médio e grande porte. A Construtora Cajamar é uma empresa de construção civil focada em trazer o melhor atendimento para seus clientes. 

O portfólio de negócios da empresa vai desde construção residencial como condomínios, até construções comerciais e sedes de grandes empresas, galpões industriais e logísticos. Saiba mais aqui e conheça os serviços! 

Como uma grande empresa de construção civil ou como qualquer outra indústria de transformação, a empresa mantém a troca de informações e relações com várias organizações inseridas em seu ambiente externo, como por exemplo, com empresas concorrentes, sindicatos, fornecedores, órgãos legisladores da profissão e do uso do solo e outros. 

Em vista disso, os gerentes não administram a empresa de construção civil como se ela fosse única, independente, com pensamento monopolista, mas como organização que interdepende mutuamente de outras, e por questão de competitividade e mesmo sobrevivência no segmento construção civil. 

A visão sistêmica da construtora permite que todas as funções internas do sistema de produção da empresa de construção civil troquem informações entre si (setor de produção com o de planejamento e financeiro, por exemplo), e com o ambiente externo (o setor financeiro, verificando como as empresas concorrentes estão captando recursos para os seus empreendimentos). 

Sobre os níveis gerenciais na empresa de construção civil - Construtora Cajamar

Nível Estratégico: No topo da pirâmide, cujos os principais cargos da empresa são de direção e presidência, estabelecendo as metas e objetivos. Colhendo informações de âmbito mais geral, por exemplo: do nível tático lhe interessa saber se o empreendimento terá a lucratividade esperada, execução no prazo e orçamento previsto. 

Nível Tático: Neste nível estão nossos cargos de gerência (produção, finanças, recursos humanos, projetos, etc.) e engenheiros de obras. 

Esse nível é o que executa a atividade administrativa propriamente dita, ou seja, seus integrantes mandam, dão as ordens para que o nível operacional a execute. Nesse caso, o nível de informação deve ser mais preciso, por exemplo: interessa saber o nível de produtividade de cada equipe de trabalho, o custo real da obra, etc. 

Nível Operacional: Como o próprio nome indica, é formado pelos executores das ordens, quais sejam mestres, encarregados, oficiais, serventes, agentes de escritório (ajudantes de contabilidade e pessoal, almoxarife, etc.) 

As informações colhidas é ainda mais detalhada, a nível tarefa, por exemplo: se o operário executou com qualidade a sua tarefa. Isso não significa dizer que apenas o nível tático exerce funções gerenciais, pois todos os níveis exercem tomada de decisão importante, o que os diferencia é a complexidade das informações colhidas e das decisões tomadas. 

O conhecimento da existência desses níveis é importante porque influencia em nos estudos de planos de cargos e salários da empresa de construção civil. 

Cadeia produtiva e a empresa de construção civil

A cadeia de sub-setores produtivos que configuram a empresa, e em particular as edificações, envolve basicamente: 

A - Promotores: Empresas públicas, tais como: órgãos do Estado e Município, organizações e bancos federais

B - Empresas Privadas: Pessoa jurídica de direito privado, tais como: comerciantes e industriais que nos contratam para a execução de seus projetos e obras

C - Particulares: Pessoas físicas que tomam a iniciativa de construir por conta própria, através da contratação de nossos serviços

D - Usuário: Representa o centro das atenções de todos os participantes da nossa cadeia produtiva, pois é o usuário final quem dita as regras do jogo, ou seja, as suas necessidades até onde vai sua capacidade de compra (custeio do produto), e é quem desfruta e operacionaliza a própria existência do produto final, sendo portanto o responsável pelo equilíbrio financeiro das empresas atuantes no setor. 

Para saber mais sobre a empresa

Fale através dos telefones, se preferir envie sua mensagem.

Solicitar Orçamento


Informações Relacionadas